quinta-feira, 7 de maio de 2009

Yid..Spurs..Joden!

Poucos sabem mais dentro do futebol há vários representantes da comunidade Judia,e que acabam sofrendo o preconceito!conheçam dois deles:




Yid-Totteham e Arsenal. (Clássico “North london derby”)


O clube tem uma forte influência e fãs da comunidade judaica, o que provoca ofensas anti-semitas contra os torcedores do Tottenham de seus rivais como Arsenal e Westham. Os torcedores dos Spurs(Espora,que é apelido do clube totteham), judeus e não-judeus, uniram-se contra isto e apelidaram a si mesmos como Yids, desenvolvendo cantos e uma torcida com o nome. Muitos dos fãs adotaram esse nome como resposta aos rivais, que já chamavam desde anteriormente, de modo pejorativo, a torcida do Tottenham de Yid. Hoje, esse apelido é mais usado para distingüir os torcedores dos Spurs de torcedores de outros clubes. Muitos adeptos, entretanto, discordam com o uso de tal alcunha e acreditam que isso somente atrairá mais racismo





“Iraelenses do paraguai” (Clássico entre Ajax e feyenoord )

O apelido muito usado pelo Ajax da é "Joden", que significa "Judeu". Antes da segunda guerra mundial, O feynoord e os times que jogaram contra Ajax sempre precisaram passar por o bairro judeu em Amsterdam para chegar no estádio do Ajax. No fim do século XX os torcedores de Ajax adotaram essa 'imagem' e frequentemente levaram bandeiras Israelenses para os jogos. Em janeiro de 2005 o presidente John Jaakke pediu os tercedores não mais levar as bandeiras e não mais se identificar com os judeus: "O paradoxo é que o Ajax é conhecido como clube de judeus, mas os judeus mesmo tem medo de ir para os jogos do Ajax, em casa e fora." Nos jogos fora de casa, especialmente contra FC Utrecht, Feyenoord e ADO Den Haag, os torcedores do adversário costumam de cantar canções antisemitistas para provocar os torcedores de Ajax.



Abraços e Beijos

El pibe Gui

2 comentários:

Douglas Garcia disse...

Interessante pra caramba esse post...não sabia que esses dois clubes tinham uma certa origem na comunidade judia.....

Eu acho que o amor pelos clubes acontece independentemente de religião, ou qualquer outra coisa então hoje não vale a pena ficar taxando os torcedores de judeus, primeiro porque não há mal nenhum nisso e segundo porque nem todos os torcedores são judeus...

isabela cordaro disse...

oi gui, muito legal seu blog!
vou ler mais vezes!
beijo.

Seja bem-vindo ao Expulsos de Campo

O publicitário, roqueiro e torcedor do Santo André, Guilherme Pibe, traz a visão "underground" de toda cena do futebol e do rock´n roll juntos em um só blog.



Para ver os vídeos do EDC, clique aqui.