sábado, 11 de julho de 2009

A torcida que nunca abandona

O futebol é apaixonante, muitas vezes o único amor verdadeiro, e é no interior argentino onde mesmo enfermos a “Hinchada que nunca abandona” sempre esta presente, O Club Atlético Newell's Old Boys, ou simplesmente NOB, é um clube argentino de futebol da cidade de Rosário foi a equipe reveladora do grande craque Diego Armando “Maradona”, entre outros o zagueiro Sensine e o atacante Lionel “Messi”.




O Newell´s disputa o Clássico de Rosário enfrentando ao Rosário Central, sendo esse um dos maiores clássicos da Argentina. Seu estádio é o El Coloso del Parque para 42.000 expectadores.
Fundado em 1903. foi nomeado por ex-pupilos do English High School of Rosario, em homenagem ao seu diretor e técnico de futebol, o imigrante inglês Isaac Newell,que era um grande Anarquista.


Certa vez, um hospital da sua cidade de Rosário, interior da Argentina, organizou uma campanha para arrecadar fundos para combater a lepra e convidou os dois clubes da cidade Newell's Old Boys e seu grande rival o Rosario Central para participar. O Newell's concordou em participar, mas o Central não. Desde esse dia, os jogadores e torcedores do Newell's são chamados de "leprosos", enquanto os do Central são chamados de "canallas".


A torcida do newell´s é apaixonante e enlouquecedora,sendo “La banda que nunca abandona”,sempre presente e seus cantos nunca param, em um de seus cantos há uma frase em que diz “Se muero que sea de lepra”,ou seja, “se morro que seja de lepra”,Em relação o apelido deles dado pelos “canalhas” ou castellano “canallas”, parece engraçado e maldoso ao mesmo tempo, mais na verdade mostra o sentimento de amor e loucura pelo NOB.Uma caracteristica do futebol argentino é o times e suas torcidas serem formados nos Bairros, já a torcida do Newell´s e Rosário cantam “que todos los barrios estaram” pois é uma provincia fora de Buenos Aires, interior argentino, ou seja, não é uma equipe especificamente de um bairro como Boca(La boca),Racing e Indepediente(Avelaneda),All Boys(Floresta).
Video com um canção feita para o Newell´s, confiram:
Abraços e beijos
El pibe Gui






2 comentários:

Vidiball Oi! disse...

Do caralho heim!

Bem legal a história do apelido...

Agora circula na internet sobre a escolha do nome, dizem alguns que "New" foi homenagem ao anarquista Newell...

Bom, pelo que já vi, isso é mito, mas muitos ainda acreditam nisso.

Como no texto anarquia e futebol:
http://www.gritopunk.hpg.ig.com.br/art_futebol.htm

Abraços Oi!

Por:Guilherme (EL Pibe) disse...

não é mito!é verdade! além do nome as cores negro vermelho...

Seja bem-vindo ao Expulsos de Campo

O publicitário, roqueiro e torcedor do Santo André, Guilherme Pibe, traz a visão "underground" de toda cena do futebol e do rock´n roll juntos em um só blog.



Para ver os vídeos do EDC, clique aqui.