quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Qual o seu apelido?

Acho legal o lance de apelidos dado no futebol, mesmo que pejorativo, e acho ainda mais legal quando uma torcida adota aquele apelido pejorativo,no brasil não há muitos, na verdade quase nenhum, normalmente é inverso do normal, mas principalmente argentina há alguns de ótimas histórias então aqui vai alguns:

Bostero(Boca), Uma ofensa dizendo que seu bairro fede a bosta, seu rival River chamado de Gallina(Galinha), o Funebrero(chacarita) que é Funebre, com relação ao seu Estádio é cerca do Cemetério além de muitos outros, mais um em especial que já citei no blog e gosto muito:

Canalla(canalha) e Leprosos-Rosário Central e Newell´s Old Boys, equipes de Rosário na Argentina, onde foram convidadas a participar de um campanham para ajudar no combate a lepra que na época era grande na argentina, o a academia de Rosário não aceitou já o Newell´s concordou em partipar, desde então os "Canalhas" do Rosario Central chamam os torcedores do Newell´s de Leprosos, e o mais legal que ambas as torcidas adotaram os apelidos, aliás tem até uma musica de um cantor argentino que cita o Newell´s e no refrão é cantado "Se muero que sea de lepra"

Já no Brasil não é comum isso,e sim a inversão do apelido "Legal" por exemplo:

Atlético-PR é chamado de Furação, já seus rivais o chamam de "Brisa", além de outros como...

Botafogo-fogão ou Bostafogo
Coritiba-Coxa ou Coxinha
Atletico MG- Galo ou Gaylo
Fluminense- Tricolor ou Tricoflor
Internacional-Colorado ou Colorido
Santos-Peixe ou Sardinha
Gremio- Tricolor ou gaymio

e até o meu próprio Ramalhão, que perojativo é ser chamado de "Ramelão", mais enfim, ninguém escapa, todos temos rivais...hehehe

Vamos deixar claro que não estou zuando os times citados acima, e sim que eu acho importa até essas brincadeiras e ainda mais quando as pessoas chamam e assumem esse apelidos, pois isso de certa forma é um identidade que de ruim podemos transformar para algo "fanstástico", obvio quealguns são IMPOSSÍVEIS de serem adotados,mas outros, como alguém afinal imaginaria ser chamado de leproso e gostar? mais quando isso é passado a uma frase desmontrando amor ao time como: "Se morro, que seja de lepra"...Fantástico não?

Eae qual o seu apelido?

Abraço e beijos
El pibe Gui

8 comentários:

CC93 disse...

No Brasil tem o Palmeiras que é porco. Mas Funebrero é o melhor te todos

pedrobenites disse...

Ae gui, primeiro parabéns pelo blog! acompanho há algum tempo mas é a primeira vez que comento por aqui...

Queria lembrar que a torcida colorada incorporou sim um destes apelidos pejorativos sim... desde o início da rivalidade grenal os torcedores gremistas chamam os colorados de macacos pelo fato de haverem negros no time do internacional enquanto no gremio eles nao eram aceitos.

Podemos ver até hoje o apelido pejorativo transformado em motivo de orgulho pelos colorados em diversos panos nas arquibancadas do beira-rio, como o mais clássico deles que diz "BEM-VINDO AO PLANETA DOS MACACOS"

Vamos adiante! Sorte na peleia com o blog!

Grande abraço!

Por:Guilherme (EL Pibe) disse...

CC93, sim, o lance do cemítério do funebrero deve ser irado, quero visitar se puder nessa ida!

Benites, muito obrigado, realmente cheguei a lembrar depois que fiz o post sobre o apelido do inter, valeu por citar, não sou colorado(mais nada contra, pelo contrario), mas como um "anti-fascita" acho du caralho essa atitude, essa histórias são fantásticas e devem ser lembradas por vocês com orgulho...Força irmão!

Abraços e beijos
El pibe Gui

Por:Guilherme (EL Pibe) disse...

Benites, Só uma correção ao meu comentário, falei dando a entender que você é colorado, e nem mesmo sei hehehe

qual seu time?

Jean Vcg disse...

Aqui o apelido dado ao nosso amado Operário Ferroviário Esporte Clube é Fantasma.
O apelido de Fantasma veio através da imprensa da Capital paranaense, que sempre mencionava que “lá vem o Operário assombrar nossos times”. Empurrado por sua fiel torcida, o alvinegro fez grandes campanhas estaduais. com destaques para os títulos de 1961 (campeão paranaense da zona sul) e 1969 (campeão da segunda divisão). Nos anos de 79, 89, 90, 91 e 92,

Por:Guilherme (EL Pibe) disse...

Grande Fastasma operário!

Muito bom!Presciso ir para o Paraná!

Mailson Silva Rosa disse...

muito legal essa mateeia,aqui em Minas,os atleticanos chamam os cruzeirenses de marias.Isso porque uma organizada do Cruzeiro,a Mafia Azul,pichava os muros,e ai os integrantes da Galoucura do Atletico,trasnsformavam o "f" em "r" e o azul virava "gazulina".Ficando entao "maria gazulina".Mas como em Minas temos mania de cortar palavras e diminuir expressoes, o "maria gazulina" virou "maria"mesmo..abracos..

Mailson Silva Rosa disse...

muito legal essa mateeia,aqui em Minas,os atleticanos chamam os cruzeirenses de marias.Isso porque uma organizada do Cruzeiro,a Mafia Azul,pichava os muros,e ai os integrantes da Galoucura do Atletico,trasnsformavam o "f" em "r" e o azul virava "gazulina".Ficando entao "maria gazulina".Mas como em Minas temos mania de cortar palavras e diminuir expressoes, o "maria gazulina" virou "maria"mesmo..abracos..

Seja bem-vindo ao Expulsos de Campo

O publicitário, roqueiro e torcedor do Santo André, Guilherme Pibe, traz a visão "underground" de toda cena do futebol e do rock´n roll juntos em um só blog.



Para ver os vídeos do EDC, clique aqui.