segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Sigam a banda

Antes de ler esse texto para que entenda você deve ter noção de algumas coisas, primeiro gostar de no mínimo o Rock básico e entender um pouco do Punk, entender o sentido de coletivo, ah e claro, frequentar estádio, pois é, meio maluco, mas se arrisque a entender, caso queira...

Pra quem acompanha o blog sabe que sempre estive envolvido com música, em específico o rock, no caso, o movimento punk, seja com os projetos sociais, as bandas, enfim, a tempos não tenho a mesma gana para tocar numa banda, participar de projetos e de música.

Mas a algum tempo outro tipo de música vem ganhando a minha admiração, a música de torcida.Cadência, ritmo e coros, pode parecer loucura o que vou dizer agora, mas pra mim esse é o som mais próximo do que eu ouvia anos atrás, para mim esse é o "som punk".Poderia dizer que certas músicas de alguma forma me fazem lembrar The Clash e seu CD Combat Rock, no caso, o Rock de combate das arquibancadas, canções que falam de amor, violência e protestos.

Óbvio que não falo das versões de axé, nem mesmo das canções de "dar porrada", mas das canções de amor, das canções que ironizam o maior rival sem falar de violência física, das canções que trazem uma moral e a tradição por traz de suas letras, e que tem o poder de alegrar e vibrar todo um estádio de futebol, só que frequente um estádio sabe qual a sensação de ouvir uma torcida cantando e festejando um gol.

Estou falando de uma banda que não tem idade, cor, raça, religião, nem mesmo numero de integrantes,e sim uma banda em que qualquer um pode fazer parte, desde que esteja na arquibancada, tem algo musicalmente mais punk que isso?Pra mim hoje o punk está nas arquibancadas.

Pois então, sigam a banda.

"APOIE O TIME DA SUA CIDADE"

Abraços e Beijos
El Pibe Gui

4 comentários:

Bolívar disse...

Dá-lhe, Pibe.

Várias vezes eu imagino que a melodia de algumas músicas da bancada ficaria do caralho em versão punk, tanto que fiz a 1909, com os sons da minha torcida.

Mas embora eu considere o Clash a melhor banda da história do rock'n roll, eu vejo muito mais semelhança dos cantos de torcida com o street punk e o Oi! mesmo.
A cadência mais na manha e os refrães em coro fazem o street punk soar muito mais como hino do que os sons do Clash, mesmo os do Combat Rock, meu disco preferido deles.

ulisses disse...

Salve Pibe!

Uma dessas musicas que eu acho do caralho é "Pelo nosso amor" da Popular do Inter, que foi feito em cima da musica do The police, every breath you take!

Titan disse...

"Estou falando de uma banda que não tem idade, cor, raça, religião, nem mesmo numero de integrantes,e sim uma banda em que qualquer um pode fazer parte, desde que esteja na arquibancada, tem algo musicalmente mais punk que isso?Pra mim hoje o punk está nas arquibancadas."

Disse tudo!

Bruno disse...

Minha primeira vez visitando esse blog, e sinto que me identifiquei muito!
Parabéns por todas as postagens!
Ódio eterno ao futebol moderno.
rock + futebol = tudo

Bruno Grezole

Seja bem-vindo ao Expulsos de Campo

O publicitário, roqueiro e torcedor do Santo André, Guilherme Pibe, traz a visão "underground" de toda cena do futebol e do rock´n roll juntos em um só blog.



Para ver os vídeos do EDC, clique aqui.